terça-feira, 13 de junho de 2017

1913 Scripps-Booth Bi-Autogo


Hoje vamos conhecer mais um veículo, no mínimo  estranho, que foi inventado no começo do Século XX. Realmente a beleza não foi seu ponto forte...




1913 Scripps-Booth Bi-Autogo
 O Scripps-Booth Bi-Autogo era uma  moto enorme, com o peso  de 3.200 lb. ou cerca de 1.500 kg., equipada com rodas de madeira, um motor V8 e tubos de cobre em todos os lugares. Essa ideia louca foi projetada e construída pelo artista e engenheiro James Scripps-Booth, um herdeiro de muita fortuna  e um autodidata. 
O Bi-Autogo, de duas rodas, carregava o seu peso com as duas rodas usuais (com raios de madeira, 37 polegadas (940 mm), além de dois pares de rodas estabilizadoras pequenas e retráteis. Possuía três lugares para levar os seus corajosos passageiros.
Diferente das motos, era equipado com um volante, o que o fazia imitar os carros normais e o deixava bastante curioso. Ao rodar devagar, o motorista poderia baixar as rodas menores dos estabilizadores para equilibra-lo, impedindo que se inclinasse. 
Uma coisa fantástica que surgiu da criação do Bi-Autogo foi o motor V8 de 45 hp. (33,5 kW) (3,5 in × 5 in (89 mm × 127 mm), 384,8 cu in (6,306 cm3). 
Mesmo para 1913, este era um veículo estranho e foi o primeiro a sair de Detroit com um motor V8 e com um radiador de tubo de cobre externo, tornando-o pelo menos "um pouco importante" para a história automobilística.
Apenas um foi construído. Está na coleção da Sociedade Histórica de Detroit.
O Bi-Autogo foi restaurado em 2017, pelo Mobsteel em Detroit.

Photo by thies59
Fonte: CAROPHILE 

3 comentários: